Tecnologia no atendimento pré-hospitalar aumenta a chance de sobrevida dos pacientes de parada Cardiorrespiratória.

Tecnologia no atendimento pré-hospitalar aumenta a chance de sobrevida dos pacientes de parada Cardiorrespiratória.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador adquiriu há alguns meses o equipamento chamado de compressor torácico. Este equipamento é responsável em aplicar as manobras de compressão no tórax do paciente em casos em que o coração por algum motivo para de bater.

Algumas corporações de Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina que já possuem o equipamento há mais tempo já haviam relatado sobre a eficiência do equipamento e que o sucesso na reanimação tem aumentado significativamente.

No dia de ontem (03), uma guarnição de Atendimento Pré-hospitalar atendeu uma ocorrência em Caçador na qual os socorristas chegando na residência já identificaram a ausência de sinais vitais no paciente, situação que se confirmou em parada cardiorrespiratória e, de pronto, os socorristas iniciaram as manobras de reanimação de forma manual enquanto instalavam o equipamento de compressão torácica. Realizada a leitura do paciente, o equipamento aplicou as manobras com eficiência na velocidade e profundidade que eram necessárias para salvar a vida do paciente.

Foi acionado o Samu (serviço avançado) que auxilia neste tipo de caso clínico crítico e com a chegada do médico o paciente foi imediatamente entubado e medicado, auxiliando na reversão do quadro.

Com estes procedimentos aplicados o paciente foi reanimado pelas equipes e conduzido com vida até o hospital Maicé.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador segue se especializando tanto no treinamento quanto na certificação de seus bombeiros socorristas, bem como na aquisição de melhores equipamentos para bem atender a comunidade caçadorense e região.

Texto e fotos: CCS- Centro de Comunicação Social – Bombeiros Voluntários de Caçador.