Corpo de bombeiros voluntários de caçador conclui o primeiro curso de chefia

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CHEFES 🚨

Entre os dias 18 e 21 de outubro, o Núcleo de Ensino e Instruções do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador ministrou o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para os 13 Chefes da Instituição, o qual foi dividido em aulas teóricas e prática, finalizando com grande simulado de incêndio e resgate de vítimas. Ministraram o Curso 5 instrutores da Instituição.

O 1º Curso de Capacitação para Chefes teve por meta atualizar os bombeiros em legislação nacional, estadual e local, envolvendo suas atividades, promovendo o desenvolvimento de relacionamentos interpessoal e intrapessoal, capacitar e aperfeiçoar o conhecimento sobre organização e gerenciamento de sinistros, Instruções Normativas (IN’s), Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Sistema de Comando de Incidentes (SCI). A carga horária do curso foram 12 horas. No encerramento do curso foram entregues certificados de capacitação aos Chefes participantes.

Desta maneira, o objetivo do Curso foi capacitar e preparar a chefia para comando das operações que podem acontecer no dia a dia da Corporação, considerando que a região de Caçador possui diversas empresas de grande porte, muitas do ramo madeireiro, e tem-se como primordial manter a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Caçador pronta e capacitada para atender todo e qualquer tipo de sinistro que venha a ocorrer na cidade e região.

A prova prática final do curso foi um simulado de incêndio de grandes proporções e inúmeras vítimas, aconteceu no período da tarde do dia 21 nas dependências da empresa Sincol S/A Indústria e Comércio. Estiveram envolvidos 53 bombeiros com apoio das brigadas de incêndio das empresas Sincol e Frame (Frame Madeiras Especiais Ltda. e Juliana Florestal Ltda.), Secretaria Municipal de Saúde de Caçador e SAMU.

A Diretoria e o Comando do Corpo de Bombeiros de Caçador agradecem a todas as instituições que participaram do evento prático (simulado final do curso) e especialmente à Diretoria e colaboradores da empesa Sincol, que prontamente aceitaram e não mediram esforços para que a atividade fosse desenvolvida com o aperfeiçoamento de técnicas de combate à incêndio, resgate de vítimas em local fechado e em altura, colocando em prática o método start e a participação de outras brigadas e socorristas que fizeram a diferença, onde foi possível mais uma vez que a união de todos é em prol de salvar vidas e patrimônios.

No simulado foram deslocadas 05 ambulâncias (02 da Corporação, 01 da Frameport, 01 Sec. da Sáude e 01 SAMU), 03 Unidades de Combate a Incêndio (02 da Corporação e 01 da Frameport) e 04 Unidades de Transporte Pessoal (03 da Corporação e 01 da Sec. da Sáude), total de 12 viaturas.
❌ Atenção: os ferimentos nas vítimas que aparecem nas imagens são maquiagens.

Texto: CCS – Centro de Comunicação Social
Fotos: Bombeiro Voluntário Felipe Caipers
Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador